Dicas para o projeto de forro de gesso – Gesso convencional e acartonado
O forro de gesso é um dos primeiros passos na obra (depois de todo o quebra quebra, claro. Isso porque ele faz sujeira, precisa da instalação das luminárias e precisa ser pintado. Esse item da reforma pode agradar tanto os mais básicos, com um gesso liso ou como poucos detalhes, quanto os mais exuberantes, com curvas, sancas e detalhes de moldura.
O gesso pode ser convencional (o mais comum, com acabamento perfeito, mesmo sistema das molduras de gesso) ou drywall (sistema seco de gesso e muito mais prático). Ambos podem ser utilizados, mas o drywall é um pouco mais caro, porém muito prático, rápido e limpo (esse é o mesmo sistema das paredes de gesso acartonados).
Embora sejam diferentes matérias primas, os dois sistemas podem receber os mais diversos projetos de gesso, sejam eles lisos, ou com sanca, e também podem ser usados juntos.
Dicas para o forro de gesso e a iluminação
- Utilize o forro para distribuir as luminárias de forma que destaque o que for importante, mas também tenha uma iluminação prática e funcional para o dia a dia.
- Pense em um tipo de iluminação geral, decorativa e funcional. Sendo, por exemplo, um plafon como luz geral, LED iluminando quadros como decorativa, e pendente ou algo direcionado sobre a bancada de trabalho como iluminação funcional. Veja mais dicas de projeto de iluminação;
- Peça para o gesseiro colocar um negativo (ou tabica) de 3cm ou 2cm próximo a parede. O gesso trabalha e pode rachar se estiver encostado. Além disso, o negativo facilita na hora da pintura;
- Se você tiver 2 espaços em 1 (jantar e estar no mesmo lugar), você pode dividi-los com diferentes detalhes e sancas, ou pode optar por um estilo único que una todo o espaço.
- Se possível contrate um profissional para projetar o gesso e a iluminação do seu lar, aprenda mais sobre forro de gesso aqui; O profissional que projeta gesso e iluminação pode ser o designer de interiores ou arquiteto.
- Por último, mas não menos importante, rebaixe pelo menos 15cm para ter a garantia de que todos os modelos de luminárias embutidas poderão ser utilizadas.
E as molduras, rodateto ou rodaforro de gesso?
Como o forro de gesso é um gasto maior do que as molduras, elas são ótimas opções para quem quer melhorar o acabamento da pintura sem expandir muito o orçamento.
Existem rodaforros que realmente são feitos de gesso, porém também é possível fazer de marcenaria, ou comprar os feitos de poliuretano (aquele material parecido com o isopor). Além desses 3 modelos, também existem os rodatetos de poliestireno, que é como um plástico.
Ambos, quando bem colocados, funcionarão muito bem em todos os ambientes da sua casa. Todos eles podem ser pintados ou não dependendo de como ficou o acabamento (com exceção do rodaforro de marcenaria que já terá a cor escolhida).
Qual tipo de rodaforro de gesso escolher?
Os rodaforros podem ser feitos em diversos modelos, porém atualmente as opções mais retas são as mais utilizadas. Veja abaixo:
Rodaforros modernos:
Esses modelos são os mais utilizados atualmente. Eles costumam ser lineares, mais retos, não possuem curvas ou arabescos.
Rodaforros clássicos:
Mais rebuscados e elaborados são ideais para as pessoas que não largam mão da classe e de referências antigas. Elas também são utilizadas em volta das luminárias centrais. Na foto abaixo, escolhemos como ideia um rodaforro clássico com iluminação.
Rodaforros simples:
Apesar de eu estar chamando de rodaforros simples, eles também são muito bonitos, possuem um bom custo x benefício e se adaptam muito bem em qualquer tipo de ambiente.
Então é isso, espero que o post tenha ajudado vocês a encontrar o melhor tipo de forro de gesso e/ou rodaforro para o lar de vocês.
Para dúvidas ou solicitar um orçamento, entre em contato pelo email contato@designerdeinteriores.net